Uma universidade no estado da Indiana, nos EUA, descobriu uma maneira bem mais divertida de apresentar aos alunos textos densos como obras de Aristóteles, peças de Shakespeare e poemas épicos. Chamado de "Enduring Questions", o curso pretende utilizar como material didático o jogo "Portal" baseado em RPG em que os personagens precisam vencer os desafios por meio da construção de portais.
A ideia de utilizar o game surgiu de um trabalho acadêmico que comparava o "Portal" com um artigo de sociologia de 1959, escrito por Erving Goffman.
Voltado para os alunos de graduação, o curso ainda está em fase de testes e o desafio agora é conseguir equipamentos suficientes para que todos os alunos possam jogá-lo.
Humm... Joguei RPG um boooom tempo de minha vida. Tenho bons amigos que até hoje se divertem jogando.
ResponderExcluirO Role Playing Game é, definitivamente, uma ferramenta interessantíssima para a dinamização do processo de ensino/aprendizagem na medida em que propicia um ambiente muito fértil de interação entre os alunos com a possível mediação do professor.
Hoje o RPG ganhou novo fôlego através dos MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role Playing Games). Vale a pena discutir isso com mais calma posteriormente!
Abraços!