sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Universidade pretende utilizar jogos de RPG em sala de aula




Uma universidade no estado da Indiana, nos EUA, descobriu uma maneira bem mais divertida de apresentar aos alunos textos densos como obras de Aristóteles, peças de Shakespeare e poemas épicos. Chamado de "Enduring Questions", o curso pretende utilizar como material didático o jogo "Portal" baseado em RPG em que os personagens precisam vencer os desafios por meio da construção de portais. 

A ideia de utilizar o game surgiu de um trabalho acadêmico que comparava o "Portal" com um artigo de sociologia de 1959, escrito por Erving Goffman. 

Voltado para os alunos de graduação, o curso ainda está em fase de testes e o desafio agora é conseguir equipamentos suficientes para que todos os alunos possam jogá-lo. 

Um comentário:

  1. Humm... Joguei RPG um boooom tempo de minha vida. Tenho bons amigos que até hoje se divertem jogando.

    O Role Playing Game é, definitivamente, uma ferramenta interessantíssima para a dinamização do processo de ensino/aprendizagem na medida em que propicia um ambiente muito fértil de interação entre os alunos com a possível mediação do professor.

    Hoje o RPG ganhou novo fôlego através dos MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role Playing Games). Vale a pena discutir isso com mais calma posteriormente!

    Abraços!

    ResponderExcluir