domingo, 13 de fevereiro de 2011

As TICs para uma Universidade livre

Chaui retrata na primeira parte de "a universidade pública sob nova perspectiva" um problema conhecido das Universidades Brasileiras: a tercerização da educação tranformando-na em serviço, enquanto deveria ser uma Intituição Social. Tal problema não é difundido nem resolvido - situação que não condiz com as caracteristicas das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), graças ao seu dinamismo.
Mesmo com a implementação da EaD (Educação a Distância), o distanciamento histórico das universidades não é solucionado. A menos que haja uma mudança na atual postura das Universidades Públicas brasileiras, as TICs não terão todo o seu potencial explorado.
No entanto, as TICs possibilitam transpor o espaço físico das Universidades Púbicas e este mesmo canal pode ser utilizado para mobilizar de forma consciente a população no sentido de tomar parte nos  problemas que as universidades enfrentam.
As TICs trazem novos objetivos para a educação que emergem em uma sociedade de informação e da necessidade de exercer uma cidadania participativa, crítica e interveniente. Incluem novas concepções da natureza dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo.



Grupo:
Eliete; Vera Lucia; Carla Adriana; Heliene; Mariene Monteiro; Rafael Meireles; Aparecida Soares; Andriele; Valéria; Fabiano.

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