domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sociedade do conhecimento (Parte II)

Segundo a autora Marilena Chauí (2003), a universidade pública pode passar por uma modernização de modo que essa tal modernização ocorra de maneira acrítica e não reflexiva uma vez que as universidades públicas são subsidiadas por organismos internacionais. Sendo assim, a autora coloca como primeira idéia a sociedade do conhecimento.



Mas o que significa sociedade do conhecimento?
Para a autora do ponto de vista da informação (que prevalece sobre o próprio conhecimento) , essa sociedade é regida pela lógica do mercado. Essa lógica implica no aumento quantitativo da produção científica bem como na diminuição da qualidade determinados pelos critérios da eficácia e da competitividade, no qual  é regido pelo capital. Nesse contexto percebe-se que a universidade enquanto instituição formadora do conhecimento, deixa de desenvolver a sua função e perde a autonomia nas esferas financeira, política, cultural ficando subserviente às determinações do sistema capitalista, seguindo a lógica neoliberal.

Partindo da idéia de que essa sociedade do conhecimento é fundamentada nas regras ditadas pelo sistema, é necessário perpassar pelo processo de transformação e modernização das relações. Esses processos de transformação e modernização produzem efeitos nas universidades e por consequência na formação humana, no qual o sujeito permance verdadeiramente a margem  do conhecimento e apenas reproduz a informação.






Por

Aline, Ana Cláudia, Cidinalva, Eni, Ricardo, Walma e Wendel.

2 comentários:

  1. Hoje sem o conhecimento fica muito difícil você ser um professor crítico,como é que você vai criticar sem conhecer o conteúdo,logicamente a informação chega de várias maneiras mais o conhecimento vai além do que imaginamos,na realidade modernização dessas informações no meio docente vem de forma muito rápida e se o professor não se adequar ao novo sitema de informação vai ficar para trás até porque a competitividade está sendo cruel desumano no processo de ensino e aprendizagem da educação principalmente nas universidades.
    Fabiano

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  2. Como é prazeroso discutir sobre informação e conhecimento.

    Vivemos uma avalanche de informações nunca antes presenciada pelo ser humano. Os dados viajam pelos meios de comunicação muitas vezes distorcidos, manipulados, incompletos ou equivocados.

    Analisar essas mudanças é um passo importante para que os professores dimensionem suas práticas para um mundo afogado em "muita informação e pouco conhecimento". O professor tem um importante papel de mediador entre a informação, o conhecimento e a aprendizagem significativa, real, para a vida!

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