sábado, 12 de fevereiro de 2011

As TICs na Educação - Inovação com resignificação?


O Programa de Formação Continuada de Professores para o município de Irecê-BA toma como indicadores algumas idéias e princípios fortemente articulados à lógica e aos conceitos próprios das TIC, em virtude de seu funcionamento em rede. Destacam-se como indicadores os processos horizontais, que procuram desestabilizar a hierarquia e a verticalidade próprias de uma cultura pedagógica sedimentada ao longo dos anos; os processos coletivos, considerando que numa dinâmica de rede todos participam e a produção é coletivizada; os centros instáveis, considerando que nos processos pedagógicos não há centralidade fixa, ou seja, ora o professor é o centro, ora o aluno, ora outro ator ou mesmo um elemento físico, o que procura desestabilizar certas concepções pedagógicas que, apesar de diferirem do foco, mantêm a idéia da centralidade estável; o currículo hipertextual, a partir do qual se entende que os sujeitos do conhecimento podem/devem construir seus percursos de aprendizagem em exercícios de interação com os outros atores do processo, com as máquinas e com os mais diversos textos; a participação efetiva, considerando que, para vivenciar o processo pedagógico, todo sujeito é convocado a participar na/da rede, sendo impraticável um mero assistir; a formação permanente e continuada, por entender que o movimento acelerado da contemporaneidade transforma a todo instante as relações que são estabelecidas no espaço/tempo, o que exige um processo contínuo de tratamento de informações e, simultaneamente, uma relação com a produção permanente de novos conhecimentos diante de realidades mutantes; a cooperação, considerando que para o sistema de rede funcionar, os participantes necessariamente são convocados a cooperar, contribuir com o processo de produção coletiva; a sincronicidade na aprendizagem, por considerar a importância do estabelecimento de conexões laterais e não apenas sequenciais, ou seja, a presença de relações e de sentidos simultâneos, constituindo-se num espaço sincrônico e um tempo espacializado (FACED, 2002).

Texto extraído do artigo: Formação de Professores: as tic estruturando dinâmicas curriculares horizontais - Nelson de Luca PRETTO, Maria Helena S. BONILLA.

Processos horizontais, processos coletivos, centos instáveis, currículo hipertextual, formação permanente e continuada, cooperação e sincronicidade na aprendizagem... como estes termos, associados às TICs, podem contribuir para uma resignificação do processo de ensino/aprendizagem?

26 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Através das TICs os sujeitos participam ativamente do processo pedagógico, se interagem entre si, passando de sujeitos passivos para sujeitos ativos. Durante as aulas todos se interagem e ficam sendo sujeitos ativos. Hora o professor é o centro, hora é o aluno. O modelo antigo em que o professor é o dono do saber e não aceita comentários e críticas sobre determinado assunto a ser tratado não existe. Professores e alunos discutem o conhecimento e passam a construir novos conhecimentos. Ou seja, aquele modelo em que nós vivemos no nosso processo de aprendizagem deixa de existir, em que o professor é detentor do saber e os alunos não podem participar ativamente da construção do conhecimento. Kelen Garcia e Ednamar Prado.

    ResponderExcluir
  3. Aline e Wendel.

    Com o avanço das TICs e as mudanças que ocorrem a todo momento no mundo, na sociedade e mais precisamente na educação, mais especificamente nos professores e alunos que cada vez mais estão ligados ou incluídos diretamente as tecnologias. Isso acarreta transformações no processo de ensino/aprendizagem, pois tanto os educadores como aquele que participa desse processo de ensino, tem de adaptar-se a essas tendências , para que ninguém fique fora do processo de ensino aprendizagem.
    Porém, a inserção dessas TICs na sociedade é um processo demorado e que demanda desejo por parte de educadores, onde na maioria das vezes são eles que não aceitam mudanças e que temem essas inovações .

    ResponderExcluir
  4. Estes termos associados as TICs,podem contribuir nos processos de ensino/aprendizagem como um elo de ligação na formação e produção do conhecimento educacional.Entre esses indicadores estão os processos horizontais,que tira o professor como centro das atenções, levando para um processo coletivo onde todos se interagem em relação as TICs.
    Entende-se que sendo o sujeito do conhecimento temos a liberdade de construir nosso aprendizado usando vários tipos de recursos por meio da tecnologia e não ficar apenas no aprendizado mecânico.


    Andrielle e Valéria.

    ResponderExcluir
  5. Valmir e Simone.

    Os processos horizontais, processos coletivos, centros instáveis, currículo hipertextual, formação permanente e continuada, cooperação e sincronicidade na aprendizagem, associados às TICs, podem contribuir para uma resignificação do processo de ensino/aprendizagem, pois, é possível pensar e vivenciar a multiplicidade de saberes que estão organizados em unidades que se reproduzem.
    Ademais, é importante registrar que os termos acima mencionados, associados à TICs, abrem possibilidades para fazer pensar e conviver com que não poderiam ser pensadas sem a presença dessas tecnologias. Como elas introduzem um novo sistema simbólico para ser processado, (re)organizam a visão de um mundo de seus usuários, modificam hábitos cotidianos, valores e crenças, constituindo-se em elementos estruturantes das relações sociais, portanto, os processos evidenciam um movimento ininterrupto de construção de cultura e conhecimento.
    Acresça-se a isto, que as técnicas de informação e comunicação são ferramentas importantes para o processo de aprendizagem. Verifica-se que através destas ferramentas, há uma democratização da informação onde todos tem acesso e a produção do conhecimento ocorre através de troca de conteúdo. Portanto, o aprendizado é dinâmico e ocorre com uma participação de todos que deixam de ser mero expectadores e passam a ser transformadores do conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    O individuo não recebe conhecimento e sim o produz. A construção do conhecimento é feito através da cooperação entre os individuos.

    ResponderExcluir
  7. Tais termos podem contribuir para a ressignificacao do processo de ensino\aprendizagem na medida em que rompe a cultura positivista(tradicioal)da educacao, isto é, rompe com o modelo de professor ativo e aluno passivo, considerando que todos podem contribuir para a construcao do conhecimento, sendo que os processos pedagogicos perpasam pelo aluno\professor ou vice versa. Dessa maneira, a construcao do caminho de aprendizagem esta ligado diretamente na diversidade de recursos das TICS, bem como, na participacao de todos nesse processo (cooperacao). Sendo assim, faz-se necessario a formacao continua de profissionais, uma vez que as informacao sao dinamicas. Para tanto, nota-se que é preciso uma relacao humana entre os participantes do processo. Ana Claudia e Eni Borges

    ResponderExcluir
  8. Não há como a educação ficar à margem da tecnologia pois a nossa sociedade atual é tecnológica. Mas para isso deve haver mudanças nos currículos das escolas para que tenha matérias específicas para que o aluno se sinta incluído nesse mundo com tantos avanços tecnológicos. A sociedade e os alunos tem que se conscientizar da importância em se utilizar as novas tecnologias para um maior desenvolvimento da sociedade e da cultura. Nas escolas hoje predomina a fala massificante dos professores com uma infra-estrutura precária e tecnologias que não são acessíveis a grande maioria. Temos que lutar para que haja uma ressignificação do processo de ensino/aprendizagem visando a melhoria na educação e no ensino. Nessa luta temos que inserir a proposta de avanços tecnológicos para todos que contribuem de forma positiva pois podem trazer dados , imagens de forma rápida e mais atraente para nossos alunos tornando as aulas menos repetitivas e massificantes produzindo um salto de qualidade no processo ensino/aprendizagem. Estes termos contribuem na condição de criar meios de interação e possibilitar intervenções como um todo norteando cada principio a ser utilizado na medida em que ajuda os alunos a interpretar dados, relacioná-los e a contextualizá-los.

    Vera Lucia e Carla Adriana.

    ResponderExcluir
  9. Pensar a ressignificação do processo de ensino/aprendizagem compreende incitar uma reflexão sobretudo sobre os processos e procedimentos metodológicos que são aplicados no fazer pedagógico. Partindo da unidade universal que transcende e dissemina a informação, encontramos na "comunic(ação)" a centralidade e objetividade de tais processos e procedimentos na perspectiva do ensino/aprendizagem. A partir do entendimento das transformações, dos avanços e das novas configurações que estão atreladas ao conceito de comunicação é possível articular novos sentidos e significados aos processos de ensino/aprendizagem ressignificando-os, ampliando-os e aproximando a construção do conhecimento do sujeito em aprendizagem. É essa compreensão que está inferida nas propostas e ações desenvolvidas nos processos horizontais, processos coletivos,centros instáveis, currículo hipertextual, formação permanente e continuada, cooperação e sincronicidade na aprendizagem, a idéia de romper o paradigma (educacional) dos processos pedagógicos na perspectiva da comunicação, compreendendo essa unidade de forma ampliada, democrática e rápida sobretudo adaptando o conhecimento e sua viabilização à realidade tecnológica e à contemporaneidade das formas de comunicação dos sujeitos.

    ResponderExcluir
  10. A aprendizagem está envolvida em múltiplos fatores, que se implicam mutuamente e que embora possamos analisá-los separadamente, fazem parte de um todo que depende, quer na sua natureza, quer na sua qualidade, de uma série de condições internas e externas ao sujeito.
    As TICs fazem parte de um processo em desenvolvimento, dinâmico e interativo onde o sujeito garante a sua autonomia em um processo de ensino/aprendizagem aplicando e ao mesmo tempo construindo seu conhecimento de forma significativa.

    Heliene e Rosângela

    ResponderExcluir
  11. Professor Juliano,
    Pensar a educação na perspectiva de um paradigma para além dos preceitos de reprodução do saber, é se entender em um mundo no qual o professor não é mais o mero transmissor de conhecimentos e que o aluno é o sujeito de sua própria aprendizagem. Desta forma, acredito que as TICs podem contribuir com práticas inovadoras dos educadores que se pretendam capazes de possibilitar ao sujeito a construção do saber e uma interação mais significativa e sem fronteiras. Não se trata, contudo, de entender as TICs como veículo de ressignificação do processo de ensino/aprendizagem, ou ainda, que seria por meio delas que o professor transformaria seu pensamento e passaria, como em um passe de mágica, a ser um novo professor antenado com as evoluções do mundo moderno. Essa mudança de mentalidade, ou de postura pedagógica, deve acontecer diante das transformações que ocorrem cotidianamente em diversas áreas e o professor deve se perceber dentro deste processo entendendo que o aluno também convive com elas. Daí a necessidade de o professor compreender que o processo de ensino/aprendizagem mediado por ele necessita ser revisto à luz de tantas mudanças que não podem apenas serem reproduzidas em sala de aula. O professor precisa organizar essas transformações do mundo e ajudar o aluno a participar deste processo não como mero coadjuvante, mas também como ator principal. Desta forma, o professor teria como elementos essenciais em sua linha de trabalho processos horizontais e coletivos, centros instáveis, currículo hipertextual, formação permanente e continuada, cooperação e sincronicidade na aprendizagem o que concatenados possibilitariam sim a ressignificação nos processos de ensino/aprendizagem. Podemos conversar mais sobre o assunto numa outra oportunidade. Abraços Luciana

    ResponderExcluir
  12. Trazendo inclusão social, ampliando formas de comunicação, não rotulando o aprendizado mas ampliando. Criando mecanismos de interação entre os indivíduos na criação do conhecimento, a palavra chave é interagir.

    ResponderExcluir
  13. As Tic´s proporcionaram um espaço de interacao diferenciado entre professor e aluno, entre professores e professores e entre alunos e alunos, uma vez que facilitam o contato e o acesso aos conteudos e a mediacao destes. Ressignificar o processo de ensino-aprendizagem sem utilizar as Tic´s seria extremamente dificil, pois ainda convivemos com muitos paradigmas da educacao tradicional. Nao é que seja necessario substiuir o professor pela maquina, mas esta pode ser uma ferramenta facilitadora do trabalho do professor. Dai a importancia das Tic´s nessa ressignificacao, abrindo caminhos para que se possa mediar a producao do conhecimento de inumeras maneiras.

    Mara Lina e Walma Rabelo

    ResponderExcluir
  14. As TICs promovem um aumento de centros instáveis. A tempos atrás onde as TICs existiam em menor proporção, o professor era o dominador do conhecimento. O aumento dessas tecnologias colaboraram para o crescimento destes centros, onde todos podem interagir, no qual muitas das vezes os alunos também passam a ser o centro, o que faz com que ocorra uma maior cooperação e sicronicidade de conhecimento, pois as TICs facilitam a participação efetiva(de todos), consequentemente um aumento dos processos horizontais(quebrando a hierarquia), levando a uma maior troca de informações e absorção de conhecimentos.

    Smaily Oliveira
    José Rocha

    ResponderExcluir
  15. Há uma ressignificação do ensino/aprendizagem através das TCI associada aos processos horizontais pois ocorre uma mudança na forma de transmitir o conhecimento, a aprendizagem deixando de ser tradicionalmente a fala do professor versus o olhar do aluno e passa a englobar a interação entre eles, as informações não só do professor mas do mundo e de uma serie de livros, artigos, posições, encontrados pela nova tecnologia. Os processos coletivos contribuem na medida em que cada pessoa tranfere sua opinião ou seu conhecimento prévio a respeito do assunto e aumentam as chances de elaborar melhor uma informação. Assim como os centros instáveis vem para privilegiar a informação/conhecimento colocando o foco no assunto e facilitando a aprendizagem. O currículo hipertextual vem agregar a maquina ao cotidiano, facilitando a elaboração e mesmo a divulgação. Por tudo já comentado faz-se a necessidade da participação efetiva, pois as TIC só são produtivas quando o individuo participa das ações, interage com outros no conhecimento, elaborando e criticando pontos de vista, assim como anexando aos seus informações. Portanto a participação efetiva é necessária para consolidar o conhecimento e facilitar a aprendizagem e o ensino. Uma formação continua e permanente se instala quando participamos e interagimos por meio de um tempo/espaço curto proporcionado pela TIC, exemplos são as noticias que adquirimos em tempo real, ou seja, acabam de ocorrer e são tranformadas em informações, o que acelera o conhecimento. Isto faz com que o ensino seja rápido e carregado de informações, estas fazem parte da nossa formação continuamente. A cooperação entra no que discutimos sobre a participação, quando o individuo participa, coopera com conhecimentos prévios sobre o assunto, com criticas, e com materiais necessários que englobam a informação, por exemplo artigos, sites, entre outros. E por fim a sincronicidade que são proporcionadas levando o conhecimento/informação a todos de uma só vez e expondo os relatos, a opinião, a participação de cada um em um mesmo espaço, promovendo discussão e produção do conhecimento o que gera um ensino de qualidade devido a gama de informações, e uma melhor aprendizagem pois todos tem acesso instantâneo do que esta sendo discutido e criticado, e se há interação há aprendizagem.

    Ludmilla Cintra e Ludmilla Rabelo

    ResponderExcluir
  16. OLÁ,
    BOM DIA JULIANO.
    AFIRMANDO QUE OS FATORES ELENCADOS FAZEM PARTE DO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO, A COOPERAÇÃO SE FAZ NECESSÁRIO PARA CONTRIBUIR NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO.
    PREZANDO CONTINUAÇÃO PERMANENTE DO ENSINO, TENDO EM VISTA QUE O ENVOLVIMENTO ENSINO-APRENDIZAGEM É O FOCO DA TCIS.

    ResponderExcluir
  17. O aprender se torna mais dinâmico, interativo e descentralizado, contribuindo para que os participantes possam apreender de forma ampla e tomar conhecimento e consciência de alguns itens/tópicos que não foram percebidos pelo autor, mas por interação em rede ele pôde atentar e até descobrir novos meios, métodos, instrumentos e possibilidades para complementar seu trabalho/atividade

    ResponderExcluir
  18. Penso que estamos vivenciando um momento impar na história da educação no mundo. Uma verdadeira transformação na forma de ensinar e aprender vem se apresentando como um grande desafio para a educação, no caso do Brasil.
    Como tais mudanças estão diretamente relacionadas à tecnologia e esta se desenvolve de forma muito rápida e dinâmica, a realidade educacional em nosso país não consegue acompanhar com a mesma velocidade. Este fato se deve a vários fatores, dentre eles está relacionado a paradigmas existentes e enraizados em nossa cultura educacional que resiste em se render a essas práticas inovadoras.

    A utilização das TICs no processo de ensino aprendizagem é uma realidade da qual não se podemos fugir, os jovens de hoje já nasceram meio a essa tecnologia e possuem uma facilidade natural de interagirem a este meio, por essa razão a docência precisa o quanto antes modernizar seus métodos de ensino.

    Mas há também outro aspecto muito importante a ser observado que é o investimento do governo destinado a educação.

    Viviany Nunes
    Fabiano Freitas

    ResponderExcluir
  19. O mundo mudou muito em pouco tempo, e o avanço de novas tecnologias aceleram ainda mais essas mudanças. Algumas décadas atrás uma boa educação consistia em dominar as minúcias do português, matemática, história e etc - ser bem informado era ler o jornal do dia. Portanto um bom professor era aquele que dominava o seu conteúdo ensino. Já faz algum tempo que a imagem do "professor-mestre" senhor da sala de aula caiu. Hoje, com tantos veículos de informação e pessoas conectadas e interagindo todo o tempo, fica difícil pensar em educação sem as tics. Um professor que não utiliza esses recursos certamente ficará isolado e obsoleto em pouquíssimo tempo e a turma terá um desenvolvimento defcitário e perda de enteresse consequentemente.
    Como já dizia Cazuza:" O tempo não para..." e também não volta. As tics estão aí para tornar nossa vida e nossa educação melhor ou pior. A escolha é nossa.

    Aparecida Soares

    ResponderExcluir
  20. TODOS ESSES PROCESSOS AJUDAM NA REFORMULAÇÃO DO ENSINO POIS TODOS ELES SÃO CAMINHOS QUE O PROFESSOR NECESSITA ESTAR BUSCANDO, ATRAVÉS DE ESTRATREGIAS QUE VISAM O SUCESSO EDUCATIVO DE RENOVAÇÃO DO ENSINO DE UMA FORMA DINAMICA E PARTICIPÁTIVA SENDO AS TRCNOlOGIAS DA INFORMAÇÃO FORTES ALIADOS NA RECONSTRUÇÃO DO ENSINO/APRENDIZAGEM ATRAVES DA INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO

    ResponderExcluir
  21. A busca de novos conhecimento deveria por si só o que os professores queria achar então a interação com outros colegas outras formas de pensar faz com que o professor reformule seu pensar e sua pratica

    ResponderExcluir
  22. Adotar a todo momento uma nova perspectiva com relação às idéias da sociedade atual,do conhecimento com relação a educação permanente e continuada é a chave para interagir com as novas tecnologias e métodos de ensino. Sempre com a vontade de buscar informação, desenvolver novos campos de estudo, se interessar pelas necessidades intelectuais da nova sociedade resultante de dezenas de anos de interação com a mídia portadora de conteúdo.

    ResponderExcluir
  23. Uma das funções da escola de hoje é preparar o aluno para a sociedade digital. Esta preparação requer objetivos, que por um lado, não só capacitem o aluno a interagir com as ferramentas digitais, mas também o habilitem a desenvolver o senso investigativo, a capacidade crítica, a resolução de problemas.
    Para isso, a escola precisa abraçar esses desafios, remoldurando suas práticas educativas. O professor precisa se ressignificar e ressignificar suas práticas pedagógicas, expandi-las, incorporando o uso das tecnologias de informação e comunicação, asTICs.

    ResponderExcluir
  24. As TICs aliadas à educação promovem um saber ampliado e desenvolvem o espírito investigativo e colaborativo. Professores e alunos constroem juntamente os saberes, proporcionando ao ensino-aprendizagem um valor real e universal. As TICs tornam-se o esteio para uma educação contemporânea e interativa, traduzindo os anseios de uma sociedade cada vez mais conectada, embora a qualificação para professores ainda não atinjam toda classe docente.

    ResponderExcluir