domingo, 13 de fevereiro de 2011

Formação Continuada e Permanente

Quando se fala em educação temos antes de qualquer coisa falar da democratização do estado em relação ao ensino público, pois para acontecer à formação continuada e permanente temos que assegurar os direitos sociais, e com ela a democratização da universidade.

Segundo Marilena Chaui, “...formação é introduzir alguém ao passado de sua cultura (no sentido antropológico do termo, isto é, como ordem simbólica ou de relação com o ausente), é despertar alguém para as questões que esse passado engendra para o presente, e é estimular a passagem do instituído ao instituinte.”

A formação continuada seria a possível solução para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o docente consciente deve saber que sua formação não termina na Universidade. Formar o docente para a modernidade através de uma formação continuada proporcionará ao mesmo independência e autonomia para decidir sobre o seu futuro acadêmico.

A formação permanente seria a informação do conhecimento seqüencial em pequenos intervalos de tempos, quando damos seqüencia na formação contínua conseqüentemente temos a formação permanente, temos que salientar também a diferença entre a reciclagem e a formação continuada, na reciclagem pegam-se uma variedade de informações, que na verdade são todas as mesmas informações, juntam-se e faz a mesma informação.

Ana Rogéria

Ednamar

José Rocha

Rosângela Cristina

Smaily Oliveira

Tatiana Neiva

3 comentários:

  1. Antigamente a graduação era tudo, hoje em dia a competição no mercado é tão grande exige com que os graduados continue estudando para poder aperfeiçoar os seus conhecimentos assim melhorando de tal forma a qualidade do ensino nesse sistema arcaíco que estamos,com isso,temos aquela famosa independência acadêmica e a formação permanente,não vamos mudar o mundo,mais sim uma pequena partícula dele,e isso já faz diferença. Fabiano

    ResponderExcluir
  2. Analizando o texto acima, ficou claro as definições sobre formação continuada e reciclagem, pois pelo senso comum entendia-se que era a mesma coisa. Porem o texto esclarece a distinção entre ambos. A reciclagem deve ser realizada segundo a nescessidade do profissional, ja a formação continuada e permanente deve ter incentivo das gestões publicas.

    LÍGIA KAISER.

    ResponderExcluir
  3. o blog poderia começar a colocar as referências. Gostei essa da Marilenna Chaui. Qual é o livro?

    ResponderExcluir