sábado, 26 de fevereiro de 2011

Os desafios das TIC’s na educação: O embate entre o paradigma tecnicista e o paradigma histórico-cultural nas praticas docentes.

Na busca de alterações das praticas didáticas convivemos hoje com o professor “PowerPoint” numa versão modernizada, tecnificada, da aula tradicional. Não inovam uma vez que a aula pode estar pronta, fechada, completa como o saber do professor tradicional. Existe também o aluno “corta-cola” que reproduz a escola tradicional na qual não analisa, não critica e não reconstrói o saber.
Todavia, não basta promover apenas o acesso ás maquinas. Há outros fatores que configuram inovações dos processos educativos escolares. Mudar essa tradição conteúdista e de analise simplista do ato educativo é inovar a nossa tradição pedagógica.
Já a perspectiva histórico-cultural prioriza a mediação que possibilita a construção de conhecimentos por meio da interação do aluno com objetos, com o professor, com outros alunos e com a maquina. Há uma intencionalidade no processo de ensino e aprendizagem e a ascensão ao pensamento complexo e abstrato (TOSCHI, 2007).
Assim, contra uma idéia tecnicista, mecânica e linear sobre o uso das TIC’s é preciso que professores e alunos elaborem e transforme idéias, sentimentos, atitudes, e valores, utilizando articuladamente múltiplas mídias. Hoje a escola tem que ser capaz de fazer um uso criativo e critico das TIC’s.
Referências:
TOSCHI, Mirza Seabra. Didática e tecnologia de informação e Comunicação. Didática e Interfaces-GO: Descubra, 2007.

Goiânia, 26 de Fevereiro de 2011
Alunos: Carla Coelho, Daniela Novaes, José Rocha e Fabiano Freitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário