sábado, 26 de fevereiro de 2011

Os desafios das TICs na educação

 A sociedade mudou, a nova era da informação bate à porta e não pode ser ignorada. Os professores têm que mudar seus modelos de aula, os paradigmas das práticas docentes devem ser revistos. Os alunos não são como os de outrora, eles buscam divertimento, interatividade e informação a cada clique.
Com base em teorias científicas fundamentadas e em artigos científicos de publicação em rede mundial, Lima et al. (2010) afirmam que a Tecnologia deve ser usada como ferramenta pedagógica para a melhoria da qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
Os professores precisam aprender a manusear essas tecnologias e ajudar os alunos a aprenderem como manipulá-las de uma forma que haja o aproveitamento máximo do conteúdo abordado. Os docentes devem usá-las para ensinar, devem saber utilizá-las de forma didática e não apenas para educar com a mesma técnica de antes.
Os docentes precisam reciclar seus conhecimentos sempre, só assim poderão ter a competência para escolher se querem ou não usá-las. O que não podemos aceitar é que se faça resistência a uma tecnologia, seja ela, de comunicação ou de informação, por insegurança ou falta de conhecimento. Os educadores precisam estar profissionalmente qualificados e, hoje, não se pode falar em qualificação sem assimilação das novas tecnologias.
Observando sempre que o professor é que deve utilizar das ferramentas e não o contrário.



Mara Lina
Ludmilla Rabelo
Ludmilla Cintra
Walma Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário