sábado, 26 de fevereiro de 2011

Os desafios das TICs na educação

As tecnologias da informação e comunicação vêm promovendo grandes mudanças no campo educacional e cada vez mais, desafios e possibilidades são apresentados aos professores. 

Entrar no mundo da informação significa aceitar os desafios dos novos tempos e ter o espírito aberto para novos conceitos e novos modos de encarar o mundo. 

Vale anotar que as TICs são meios poderosos que contribuem na procura de sucesso educativo, não podendo ser encaradas como o remédio para todos os males da educação. Ademais, as práticas pedagógicas que caracterizam o descompasso entre a educação e a atual sociedade globalizada necessitam de uma urgente reflexão. 

Vale anotar que torna-se desafiadora a busca da superação das práticas pedagógicas autoritárias e conservadoras, que se preocupam em vencer os conteúdos, em manter a disciplina baseada no silêncio em sala de aula, mantendo o pensamento acrítico e ingênuo na transmissão dos conteúdos, e as metodologias reprodutivas. 

É imperioso que se busque a superação de antigos paradigmas, que permearam a educação durante um longo período. Para tanto, precisamos entender o conceito de paradigmas para compreender a sua relação com o ensino. 

Desse modo, entendemos que, paradigma refere-se a modelo, padrões, crenças e valores compartilhados que permitem a explicação de certos aspectos da realidade, partilhados pelos membros de uma comunidade científica.

O paradigma tecnicista, inspira-se nos princípios de racionalidade, eficiência, produtividade, considerando que não é o professor nem o aluno, mas a organização racional dos meios. O planejamento e o controle asseguram a produtividade do processo.

Por sua vez, o paradigma histórico-cultural, é caracterizada por educandos e educadores inter-relacionados, interdependentes em suas atividades, ambos com a função de refletir, defender suas idéias, construir, criticar, produzir e projetar sua existência.

Não se pode perder de vista que o paradigma tecnicista e o histórico-cultural, não se sucedem linearmente entre si. Inclusive, coexistem e se interpenetram, criando novos referenciais e influenciando novos comportamentos e posturas.
Oportuno se torna dizer que tanto no paradigma tecnicista, como no histórico-cultural, as TICs são importantes para o processo de aprendizagem, contudo quem detém a informação acaba detendo o poder de manobra, conforme descreve o ilustre professor José Carlos Libâneo: "Quem domina as mídias acaba por dominar as cabeças as emoções, os sentimentos, as decisões das pessoas, como pode ser ser sentido por cada um de nós na televisão, nas campanhas políticas, na propaganda. A opinião pública acaba sendo fortemente modelada pela mídia." (Didática e Interface, organizado por Carlos Cardoso Silva e Marilza Vanessa Rosa Suanno, Capitulo V, 'As tecnologias da Comunicação e Informação e a Formação de Professores', pág. 97)

O grande desafio que os educadores vivenciam é superar esse modelo conservador, que consiste no ensino autoritário, mecânico e descontextualizado, em que professore aluno ficam restritos à reprodução do conhecimento. Portanto, em função disto, os professores precisam preparar-se para serem consumidores críticos das mídias e desses aparatos, e para ajudar os seus alunos a se relacionarem criticamente com elas.

Portanto, as TICs são importantes desde a formação de professores, para serem habilitados com as ferramentas tecnológicas, ou seja, estar preparados para trabalhar o seu conteúdo juntamente com as técnicas disponíveis. Esse caminhar tecnológico deve ser dado pelo educador para que junto com os alunos possam construir um novo saber com auxílio das tecnologias, comunicação e informação, cujo resultado almejado, seja alcançado com o conhecimento e com a transformação para atender as necessidades da sociedade atual.

Valmir, Carla e Simone

 

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