domingo, 27 de fevereiro de 2011

O PAPEL DAS TICS NA EDUCAÇÃO


A mídia trabalha ditando as regras, como a sociedade deve viver, agir, se comportar e consumir. Ela atua na formação humana, como educadora. Cabe ao professor mediar os alunos a desenvolverem o pensamento autônomo e crítico diante de tantas informações que temos, desenvolvendo assim cidadãos donos de si, críticos, criativos ao invés de uma sociedade alienada.
Será que somos realmente livres? Será que gostamos realmente de determinado prato? Refrigerante? Revista? Programa de televisão? Ou será que estamos sendo manipulados como fantoches? A alienação ocorre porque muitas vezes não temos o pensamento crítico e a curiosidade de investigar os fatos que ocorrem a nossa volta. É muito mais simples, rápido e fácil aceitarmos o que nos é dado sem ao menos perguntarmos o por quê. A mídia tem contribuído para a desumanização das relações sociais, causando o isolamento das pessoas. Segundo Libâneo (2007, p,100):


A tecnologia da informação provoca um fenômeno sumamente segregador para a população de baixa renda, com baixa escolarização, com baixissima capacidade crítica frente à avalanche informativa vinda especialmente pela televisão. Número grande de trabalhadores apenas vê televisão e só recebe imagens pré fabricadas. Na classe média, adultos e adolescentes utilizam as mídias, computadores, internet, etc., mas têm em relação a elas uma atitude eminentemente passiva, com baixa capacidade de leitura crítica da informação recebida. Ou seja, a revolução tecnológica atinge a todos, mas de modo diferente. As mesmas pessoas que estão a margem da economia, também estão a margem das tecnologias.


É através da informação que temos acesso ao conhecimento. Para tanto faz-se necessário que esta seja trabalhada, interpretada e analisada. O papel do professor é de fundamental importância na mediação do aluno com os meios de comunicação e informação, auxiliando as pessoas a terem o pensamento autônomo, crítico, tendo consciência do mundo a sua volta, compreendendo a realidade e atuando sobre ela. É possível pensar que a escola convencional poderia perder o seu espaço para os diversos meios de comunicação. Conforme Libâneo (2007, p. 104) “são necessários os professores. A tecnologização do ensino cria a crença de que o computador e outras mídias podem substituir a relação pedagógica convencional”.

É preciso que se tenha na formação inicial e continuada do professor disciplinas que instigam a reflexão crítica do mundo. Desta forma, não haveria tanta resistência por parte dos professores em relação a inclusão das tecnologias da informação e comunicação no ensino-aprendizagem.

De um lado temos um paradigma tecnicista onde o aluno é condicionado a não questionar,a não ter um pensamento crítico somente aceitar o que lhe imposto, tendo ações e pensamentos mecânicos e repetitivos. Já no paradigma histórico-cultural o professor desperta no aluno o interesse, a busca pelo conhecimento desenvolvendo o pensamento autônomo, crítico, criativo, levando ao desenvolvimento cognitivo sócio-cultural e institucional. Libâneo (2007, p,104) “afirma que as habilidades cognitivas não seriam ações mecânicas, repetitivas, mas mediadoras do processo de aprender”. 

  
Grupo: Aline, Ednamar, Kelen e Wendel.

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