sábado, 26 de fevereiro de 2011

As práticas docentes e as TICs

Na contemporaneidade as TICs vem promovendo uma grande influencia no mundo e a escola sendo uma instituição  social não se isenta dessa influencia.
Nesse sentido,  os docentes impregnados por uma formação positivista, sentem-se resistentes a romper um conceito tecnicista, que esta arraigado em suas praticas. Segundo, Libaneo (2007,p.105),  “professores e pedagogos tendem a resistir a inovação tecnológica, e expressam dificuldade em assumir, teórica e praticamente disposição favorável a uma formação tecnológica.”
No entanto, o docente deve inovar sua pratica, de maneira a promover uma aprendizagem significativa, desenvolvendo, desse modo, um pensamento critico  e autônomo tanto do professor–aluno e aluno-professor, num trabalho permeado pela mediação, numa perspectiva sócio-cultural  que desconsidera as ações mecânicas e promove o aprender como processo.
Nesse sentido, as contribuições das  TICs são de “democratizar” os saberes, por meio do favorecimento de novas praticas educativas, uma vez que o aprendizado é construído de maneira interativa. Sendo assim, “é preciso que professores e alunos elaborem e transformem idéias, sentimentos, atitudes, valores, utilizando articuladamente múltiplas mídias[...]”  (LIBANEO, 2007,p.106).
Enfim, o que determina a educação é “entender o mundo, compreender a realidade e transformá-la” (LIBANEO,2007, p.103), de maneira que é impossível desconhecer a importância das TICs, no trabalho docente.

Ana Cláudia, Eliete e Eni.


Nenhum comentário:

Postar um comentário