As transformações econômicas e políticas globais só foi possível devido à tecnologia da informação que conectou o mundo em uma rede global, com isso ouve o fortalecimento da política neoliberal que com sua força começou a padronizar o consumo e a cultura dos países dominantes.
Segundo Esteve, o desenvolvimento de fontes de informação alternativas, basicamente dos meios de comunicação de massas, obriga o professor a alterar o seu papel de transmissor de conhecimentos. Cada dia se torna necessário integrar esses meios de comunicação, aproveitando a sua enorme força de penetração. O professor que pretenda manter o seu antigo papel de “fonte única” de transmissão oral de conhecimento perde a batalha.
Mudar a concepção dos professores não é apenas mudar a tradição, mas mudar a sua forma de pensar e agir em relação às novas TICs. Cabe agora perguntar qual o papel do professor diante as inovações tecnológicas? Seria utilizar o conceito histórico cultural que envolve a mediação do conhecimento e também identificar a bagagem que o aluno tem e a partir daí trabalhar esses conceitos para que possa tornar significativo na medida em que é internalizado.
Conforme Toshi e Araujo são segundo a perspectiva histórico social, a mediação, que possibilita a construção de conhecimentos por meio da interação com do aluno com objetos, com o professor, com outros alunos e com objetos, com a maquina. O objeto pode ser um computador e a escola é o espaço de intencionalidade no qual ocorre o processo de ensino e aprendizagem e a ascensão ao pensamento complexo e abstrato.
Heliene Moreira, Rosângela Crsitina e Vera Lucia
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