sábado, 26 de fevereiro de 2011

Os desafios das TICs na educação: O paradigma das TICs x O paradigma histórico cultural no processo de aprendizagem


Os professores e as novas tecnologias, um desafio imposto pela globalização onde as escolas estão sofrendo profundas mudanças por causa dos avanços tecnológicos aliado ao crescimento da velocidade do fluxo de informações não somente no processo de ensino aprendizagem, mas também como um todo. Esse desafio revela gradativamente a necessidade e a dificuldade dos educadores em mudar seu papel como professor que se relaciona com os meios tecnológicos e diante dos novos alunos que se ingressam nas escolas já com todos esses conhecimentos errôneas adquiridos em um paradigma da virtualidade, colocando-se algumas questões básicas sobre o papel do professor diante dessas transformações e inovações. Contudo os professores se sentem pressionados a buscar esse novo conhecimento, que são as TICs como ferramentas mediadoras entre os aparatos e o ensino aprendizagem.
As transformações econômicas e políticas globais só foi possível devido à tecnologia da informação que conectou o mundo em uma rede global, com isso ouve o fortalecimento da política neoliberal que com sua força começou a padronizar o consumo e a cultura dos países dominantes.

Segundo Esteve, o desenvolvimento de fontes de informação alternativas, basicamente dos meios de comunicação de massas, obriga o professor a alterar o seu papel de transmissor de conhecimentos. Cada dia se torna necessário integrar esses meios de comunicação, aproveitando a sua enorme força de penetração. O professor que pretenda manter o seu antigo papel de “fonte única” de transmissão oral de conhecimento perde a batalha.
Mudar a concepção dos professores não é apenas mudar a tradição, mas mudar a sua forma de pensar e agir em relação às novas TICs. Cabe agora perguntar qual o papel do professor diante as inovações tecnológicas? Seria utilizar o conceito histórico cultural que envolve a mediação do conhecimento e também identificar a bagagem que o aluno tem e a partir daí trabalhar esses conceitos para que possa tornar significativo na medida em que é internalizado.

Conforme Toshi e Araujo são segundo a perspectiva histórico social, a mediação, que possibilita a construção de conhecimentos por meio da interação com do aluno com objetos, com o professor, com outros alunos e com objetos, com a maquina. O objeto pode ser um computador e a escola é o espaço de intencionalidade no qual ocorre o processo de ensino e aprendizagem e a ascensão ao pensamento complexo e abstrato.


Heliene Moreira, Rosângela Crsitina e Vera Lucia

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