domingo, 27 de fevereiro de 2011

Artigo sobre TICs e Formação de Professores

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SOBRE REDE E ESCOLAS


CLIQUE AQUI para fazer o download do artigo

KATIA MOROSOV ALONSO*

RESUMO: A temática das tecnologias da informação e comunicação (TIC), aliada à formação dos professores, suscita reflexões sobre a natureza do trabalho pedagógico, com base nas mediações técnicas e no desenvolvimento do processo formativo dos profissionais da educação nesse contexto. De fato, o uso de recursos tecnológicos sofisticados não tem assegurado transformações nas práticas pedagógicas nas escolas. O objetivo deste artigo se centra na análise desse fator, considerando que a lógica estabelecida pelas TIC implica trabalho em rede, lógica muito diferente do realizado nas e pelas escolas atualmente. É na fronteira dessas lógicas que são observados espaços que poderiam apoiar menos reducionismos no entendimento sobre TIC e formação docente.

Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação. Formação
de professores. Trabalho do docente.

Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educ. Soc., Out 2008, vol.29, no.104, p.747-768. ISSN 0101-7330

Artigo retirado do SciELO Brasil ( A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário