sábado, 26 de fevereiro de 2011

Os desafios das TICs na educação

As novas Tics representa o mundo da imagem, da representação técnica do real. Do ponto de vista pedagógico o papel da imagem no desenvolvimento do pensamento a fim de contribuir na formação de sujeito pensante, contudo, a mídia também traz vários riscos como a a abstração e desvalorização social.
É muito interessante o uso da tecnologia, porém, antes desse uso é preciso saber para que serve e como usufruir desse novo processo de ensino. Precisa de uma total reciclagem da escola como também do professor. O embate entre o paradigma tecnicista do aprender e fazer, aprender a comunicar e a usar amparando no professor como mediador de conhecimento, vendo o aluno num caminho de mão única, ensinando-o a pensar. O professor deve apresentar ao aluno o  mundo da tecnologia, da cultura e da linguagem para que ele mesmo possa desenvolver seu pensamento, habilidade e atitude. O paradigma histórico-cultural retrata uma falta da tecnologia em sala de aula,  um novo método de ensino que antes não era usado pelo professor, com essa brusca mudança em relação a educação e suas TICs o professor se viu deslocado em sua profissão, porém, na mente dos alunos essa inovação já está presente mesmo fora da sala da aula. De acordo com Lévy, a escola é considerada como "bela adormecida do bosque" aquela que demora a despertar para as tecnologias do séc.XX. Contudo leva-se a uma reflexão em que o professor deva se interagir com seu aluno por meio de uma máquina, vimos-nos então obrigados a um reaprendizado para uma nova metodologia de ensino. A máquina estimula as funções intelectuais do aluno tendo como mediador o professor. As novas tecnologias é muito importante, mas devemos ressaltar a diferença maior existente que é entre escola pública e escola privada, onde certamente a privada além de ter um acesso melhor, há também um professor mais preparado na área da informática onde ele poderá elaborar uma aula didaticamente  eficaz , capaz de prender a atenção do aluno, diferente claro da escola pública, que precisa ter acima de tudo o  interesse do governo.


 Andrielle

   Valéria

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