quarta-feira, 2 de março de 2011

Uso das TIC’s na Educação: Universidade de Stanford (EUA)



O papel da Universidade deve ir muito alem das salas de aula, a universidade tem o papel de instituição social, formadora e transformadora do conhecimento, o conhecimento criado por essas instituições não deve ser algo confidencial, e de difícil acesso, esse conhecimento deve estar à disposição da sociedade e principalmente dos seus alunos.

Estamos na era do conflito entra a sociedade da informação e a sociedade do conhecimento, onde existe um grande volume de informação disponível pelos meios de comunicação, e cada dia que passa, essas informações são ampliadas, transformadas e até mesmo distorcidas, é papel dos agentes da educação (universidades e seus professores), intervir como mediador, demonstrando o que é informação, conhecimento e o que é relevante para que tenhamos uma aprendizagem mais significativa.

Temos um grande exemplo de uso das TIC’s (Tecnologias da informação e comunicação), da disponibilidade do conhecimento e da qualidade da informação, pela Universidade de Stanford, uma das instituições de ensino mais respeitadas no mundo, onde a mesma criou um projeto de ensino a distancia gratuito, chamado “Stanford Engineering Everywhere” (SEE), no qual é possível, fazer cursos a distância gratuito, nesses cursos inclui aulas em vídeo online, que possuem o mesmo conteúdo ensinado pela universidade em seu campus, slides, material de leitura, exames e testes.

Os cursos estão em inglês, são gratuitos, a quantidade de cursos é limitada, mas sabemos que isso já é um grande passo para a educação, e exemplo para as demais universidades.







Para maiores informações sobre o projeto:

http://see.stanford.edu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário